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O modelo AIDA não é apenas um processo de compra na visão do cliente, é um framework estratégico que sua empresa deve seguir no desenvolvimento do seu planejamento.

Otimize sua conversão com o modelo AIDA e o Marketing Digital

Em 1898, repito, em 1898, o advogado ST. Elmo Lewis desenvolveu o modelo AIDA na sua agência de publicidade, ao contrário do que muitos pregam que este modelo foi desenvolvido por E.K.Strong por tê-lo publicado em sua obra “Theories of Selling” (Teorias de vendas) em 1925. Ao criar a sua teoria, Lewis estava interessado não no comportamento do consumidor, mas em como desenvolver um processo comportamental para o vendedor, para que este pudesse “guiar” o comprador até efetivar a venda.

Basicamente o modelo diz que para você ter sucesso em vendas você precisa ATRAIR a atenção do seu prospect ou público alvo, de maneira a criar INTERESSE deste no valor da sua proposta, despertando assim o DESEJO de compra e estimulando a AÇÃO de comprar.

AIDA – ATENÇÃO

Para que um proscpect possa realizar uma comprar no seu canal, é claro que primeiro ele necessita saber que seu negócio/produto/serviço existe, e não apenas isso, sua solução necessita chamar a atenção deste prospect.

Sua organização pode abrir mão do marketing tradicional, divulgando em TVs, rádios, jornais, revistas… com ou sem o apoio de uma assessoria de imprensa, entretanto, você não está lendo este post em algum destes canais, ou seja, a internet é o canal mais completo para você divulgar, converter e reter.

Como o marketing digital pode apoiar:

  • Campanhas de Adwords, Social Ads, links patrocinados e anúncios segmentados
  • Campanhas de e-mail marketing
  • Marketing de atração em Mídias Sociais
  • Marketing de Guerrilha em Mídias Sociais
  • Estudo e aplicação do SEO em seu site, blog, ecommerce…

AIDA – INTERESSE

Muito bem, você tem o interesse do seu prospect, agora é necessário criar o interesse.

Quanto melhor for seu modelo de negócios melhor será sua segmentação de target, o que refletirá no nível de interesse que seu prospect terá na sua solução. Uma boa segmentação e uma chamada alinhada com as necessidades do seu público ampliará as chances do seu prospect se interessar em conhecer o valor agregado do seu produto/serviço.

Como o marketing digital pode apoiar:

  • Desenvolvimento de uma Sales Page estratégica que demonstre os principais benefícios da sua solução e como ela resolve o problema do seu prospect.
  • Desenvolvimento de Ebooks, videos, webinares…
  • Considerando que seu prospect possivelmente avaliará outras soluções, desenvolver um estratégia de Inbound Marketing para manter o relacionamento é fundamental.
  • Automação de e-mail marketing com foco na nutrição do lead e conversão.

AIDA – DESEJO

Seu negócio conseguiu trazer o lead até seu canal digital e gerou interesse deste em sua solução, agora é o momento de despertar o desejo pela sua solução.

Dependendo do seu modelo de negócios, seu lead precisará entrar em contato para uma demonstração, solicitar um orçamento, fazer um trial ou simplesmente clicar no botão e comprar, seja qual for o modelo, o lead precisará ser estimulado a dar este passo. Este é o momento em que informações são analisadas mais detalhadamente e o lead estuda se a sua solução e sua empresa ão capazes de atender às necessidades dele, se é uma opção válida e confiável.

Como o marketing digital pode apoiar:

  • Otimização da Sales Page com testemunho de clientes, logotipos de clientes, portfólio, cases de sucesso e garantias pós-compra
  • Humanização da identidade visual
  • Utilização de gatilhos mentais em textos copywriter
  • Desenvolvimento da curva de valor para explorar suas forças, mitigar suas fraquezas e criar um quadro comparativo que coloque seu produto/serviço como a melhor solução

AIDAAÇÃO

Este passo é a consequência de um bom planejamento de marketing e de todas as etapas acima bem estruturadas. Claro que nossa tarefa é estimular o lead a efetivar a ação, seja de comprar, entrar em contato ou trocar seu cadastro por algum bônus.

Com a lição de casa bem realizada, neste momento seu lead estará pedindo para você vender algo para ele, assim, seu set digital precisa apenas facilitar as coisas.

Como o marketing digital pode apoiar:

  • Criação de um ambiente propício para a efetivação da ação.
  • CTA que ordene ao cérebro uma ação. “Compre já”, “Compre agora”, “Baixe já”…
  • Despertar o senso de urgência com a escassez. “Promoção válida até hoje”, “Últimas peças”, “Bônus XXX se fechar agora”…
  • Chat ativo na página de vendas
  • Clique para receber nossa ligação

Lembre-se, dependendo do seu produto, a compra ocorrerá por impulso, aproveite!

Mas o trabalho não acaba por ai!!!

Depois que o seu lead se transformou em cliente, sua empresa parte para o pós-venda, garantindo que ele receberá aquilo que comprou e que estará satisfeito, abrindo então as portas para o UP SELL e CROSS SELL, mas isto é assunto para um novo post.

Espero que tenha gostado e sucesso sempre!

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